É um artista Surdo e/ou com deficiência residente na Europa e apaixonado por dança, coreografia ou movimento? Tem experiência em liderar processos artísticos?

O Europe Beyond Access convida-o a candidatar-se a apoio de coprodução para dar vida à sua visão artística.

A female wheelchair-using dancer rests on her back. Another female dancer balances on her head using the wheelchair for support - her back arched over the wheelchair.
“Fine Lines” by Roser López Espinosa / Skånes Dansteater / Europe Beyond Access / Photo ©Simone Cargnoni for Oriente Occidente

Estão abertas as candidaturas para artistas europeus Surdos e/ou com deficiência que procurem coprodutores para novos trabalhos artísticos baseados na prática de dança, coreografia ou movimento.

Este open call é lançado pelo Europe Beyond Access, um consórcio de dez das principais organizações europeias de dança e artes performativas. O Europe Beyond Access apoia artistas com deficiência e/ou Surdos a desafiarem os limites do sector das artes performativas contemporâneas e a tornarem-se os próximos líderes artísticos da Europa.

Queremos apoiar os artistas na realização de trabalhos mais ambiciosos e inovadores.

O Que Oferecemos

Oferecemos apoio de coprodução entre 15.000 e 40.000€ para cada projeto.

Oferecemos oportunidades de apresentação pública em dois ou mais espaços, companhias ou festivais dos nossos parceiros.

O prazo para  a primeira fase de inscrições é 19 de maio de 2024.

Após este prazo, os projetos pré-selecionados entrarão num período de desenvolvimento de ideias e discussão com os parceiros do EBA. Depois, em setembro de 2024, os candidatos apresentarão uma nova candidatura mais detalhada.

Serão apoiadas no mínimo três novas produções artísticas ou projetos.

Quem Pode Inscrever-Se?

Se se autodefine como Surdo ou deficiente, é elegível para se inscrever.

As coproduções do EBA podem ser lideradas por um ou mais artistas Surdos e/ou deficientes ou por coletivos que incluam artistas com deficiência em posições iguais de liderança.

A inscrição  deve ser feita pelos artistas principais Surdos e/ou deficientes ou por aqueles que trabalham em colaboração. Estes artistas deverão ter experiência prévia na realização de trabalhos em contextos locais, nacionais ou internacionais.

As propostas podem vir de artistas independentes, com ou sem produtor ou apoio à produção, bem como de artistas que trabalham com empresas estabelecidas.

Estamos abertos a receber propostas de projetos que já tenham ou venham a ter outros coprodutores ou outros financiamentos. Iremos perguntar mais informações sobre isto no processo de inscrição.

Os artistas devem residir num dos países da União Europeia ou em qualquer um dos seguintes países: Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia , Tunísia, Reino Unido e Ucrânia.

O Que Procuramos

Queremos apoiar os artistas a realizar trabalhos mais ambiciosos e inovadores. Esta poderá ser uma primeira produção internacional e/ou um projeto que inclua mais colaboradores. No entanto, as propostas devem ser exequíveis e constituir o próximo passo lógico na sua prática ou carreira.

Procuramos novos trabalhos que possam ser apresentados em dois ou mais epaços ou festivais nossos parceiros. Somos flexíveis na forma como os trabalhos podem ser apresentados, mas devem ser flexíveis para serem exibidos em diferentes locais.

Procuramos novas ideias e projetos liderados artisticamente por artistas Surdos e/ou com deficiência. Procuramos projetos que se baseiem na prática de dança, coreografia ou movimento ou que utilizem diferentes disciplinas que explorem o corpo e o movimento.

Procuramos projetos que sejam apresentados em palco ou num formato alternativo (por exemplo filme, instalação ou obra site-specific).

Procuramos trabalhos da mais alta qualidade artística.

As ideias e projetos enviados podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, mas ainda não devem estar em produção.

Existem dois outros documentos com mais informações:

As inscrições devem ser submetidas através da plataforma, seja por escrito, por gravação áudio ou em Língua Gestual em suporte vídeo.

O formulário de candidatura está aqui!